CAMPANHA HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA 2016

Saúde - Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016


CAMPANHA HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA 2016

Prevenção e saúde também são matérias da escola

 

A Campanha Nacional Anual de Hanseníase, Verminoses e Tracoma ocorre nas escolas públicas de todo o país, e tem como público-alvo os escolares e crianças. Tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as geo-helmintíases e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo.

 

HANSENÍSE

 

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

 

VERMINOSES

 

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

 

TRACOMA

 

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

 

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

A CAMPANHA ACONTECERÁ NO MUNICIPIO DE FERNÃO NOS DIAS 28 E 29 DE SETEMBRO.

Prefeitura Municipal


Fernão