A Unidades de Saúde da Família de Fernão vem a público esclarecer o motivo pelo qual não houve a vacinação anti rábica no município de Fernão no ano de 2015.
A medida foi tomada em razão do não fornecimento das doses de vacina anti rábica, onde o governo priorizou os Estados onde há “iminente risco de transmissão de raiva”sendo eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.
Conforme noticiado na edição 943 de 30/11 à 04/12 no Jornal PC Notícias, que o município não faz vacinação anti rábica a dois anos, informação esta equivocada, pois a última campanha de vacinação no município de Fernão ocorreu entre os dias 01/03/2014 à 30/03/2014.
Raiva: é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida ou ferimentos através do contato com a saliva. A doença afeta o sistema nervoso e gera danos à coordenação motora, uma vez adquirida ela é quase 100% fatal.
A vacinação anti rábica é uma forma de proteção exclusiva ao animal, e é de inteira responsabilidade do proprietário manter a carteira de vacinação atualizada.
Em caso de acidente envolvendo qualquer tipo de animal procure a Unidade de Saúde mais próxima.
Fernão