Secretaria Municipal de Saúde de Fernão participa de Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral

Saúde - Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022


Secretaria Municipal de Saúde de Fernão participa de Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral

A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando esta semana ações junto a população, sobre a importancia da prevenção da Leishmaniose Visceral.

A DOENÇA
A Leishmaniose Visceral é uma doença grave causada por um parasito e transmitida pela picada de um inseto chamado flebotomíneo contaminado, que pode atingir humanos e animais.

Dentre os sinais e sintomas nos humanos, estão febre prolongada, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento do baço e fígado, diarreia e inflamação dos gânglios linfáticos. Nos cães, são sintomas comuns emagrecimento, perda de apetite, diarréia e vômito, feridas no focinho, orelhas e na pele, queda de pêlos, crescimento das unhas e sangramentos intestinais.

A SUCEN destaca que há cuidados para evitar a transmissão da leishmaniose visceral. Manter casa e quintal sempre limpos, recolher restos de folhas e frutos apodrecidos, evite instalar abrigos de animais ou aves perto das casas, não deixar os animais soltos na rua e cuidar da saúde pessoal, bem como o uso de repelente no corpo conforme orientação médica são algumas formas de prevenção.

Prefeitura Municipal


Fernão