PROFESSORES DE FERNÃO RECEBEM FORMAÇÃO
Atendendo a meta 11 do Plano Municipal de Educação de Fernão, que é “garantir a todos os professores da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualização dos sistemas de ensino”, a Secretaria Municipal de Educação de Fernão realizou no período de 23 a 31 de julho do corrente, ampla formação com os profissionais da Educação (professores, coordenador pedagógico e diretor). A formação aconteceu em 3 (três) momentos:
1º. O estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, abordando um pouca da história da Educação, os marcos legais que buscam a equidade educativa que a embasa, assim como o objetivo principal deste documento, hoje, para nós e as competências gerais, que trazem um rumo ao trabalho de todos profissionais de nosso país, respeitando o currículo de cada região e unidades escolares.
2º. Estratégias educacionais para as dificuldades de aprendizagem com a Doutora Adriana Marques de Oliveira, Fonoaudióloga Especialista em Linguagem e em Fonoaudiologia Educacional – UNESP de Marília, destacando o processo de construção da leitura e escrita, os fatores considerados facilitadores e os entraves, como também as estratégias que auxiliam no desenvolvimento da oralidade.
3º. A neurociência: da teoria à prática nas ações da educação infantil e os anos iniciais e a metodologia ativa, com o Professor Doutor José Meciano Filho da UNICAMP. A abordagem foi considerando o papel da neurociência na aprendizagem, destacando os fatores que contribuem, o papel dos professores, as etapas de processamento do conhecimento em nosso cérebro e a metodologia ativa para efetivar a aprendizagem e o bom desempenho do aluno.
As formações foram válidas, proveitosas, abordando o processo da construção do conhecimento em nosso cérebro, como também sugestões de estratégias e metodologias que possam melhor desenvolver esse processo, garantindo a efetiva aprendizagem de nossos educandos, os quais são o alvo de todo nosso trabalho e o estudo da B.N.C.C. que atualmente é um documento norteador ao trabalho nas Unidades Escolares.
Fernão