FERNÃO PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DEBATE MEDIDAS PARA COMBATER ARBOVIROSES

Saúde - Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017


FERNÃO PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DEBATE MEDIDAS PARA COMBATER ARBOVIROSES

Reforçar e aprimorar estratégias de combate à dengue, ckikungunya e febre amarela nos municípios é o objetivo do Encontro Estadual de Arboviroses promovido em São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (30), reunindo prefeitos e secretários municipais.
A intenção é apresentar aos participantes dados e orientações sobre a situação no Estado, debater formas de combater o mosquito aedes aegypti e anunciar as medidas de higienização e imunização adotadas em relação à febre amarela.
Providências adotadas pela campanha “Todos Juntos contra o mosquito aedes aegytpti”, do Governo do Estado via Secretaria da Saúde, têm contribuído para reduzir a incidência de doenças originárias de arboviroses no Estado.
Segundo dados do Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o número de casos da doença caiu 76,35% em 2016 em comparação ao ano anterior. O número caiu de 684.360 casos registrados em 2015 para 162.053 casos no ano passado. Já o número de óbitos foi reduzido em 80%, de 488 mortes, em 2015, para 97 óbitos, em 2016. No primeiro semestre deste ano foram confirmados 23 casos de dengue, sem ocorrência de óbitos.
Os resultados em relação à Chinkungunya são também bastante positivos. Há apenas um caso autóctone (registrados no Estado) confirmado este ano em 2016, contra 1.086 casos em 2016, entre autóctones e importados. Não há casos registrados de Zika este ano. No ano passado, houve 4.086 casos registrados.
Quanto a febre amarela, foram constatados três óbitos em decorrência da doença este ano, um deles registrado em Santana do Parnaíba, de um paciente que contraiu a doença em Minas Gerais, e de duas pessoas que contraíram a febre amarela em seus municípios de origem, Batatais e Américo Brasiliense, no interior do Estado. Outros 10 casos estão sob investigação de pessoas que contraíram o vírus em Minas Gerais. No ano passado, foram confirmadas duas mortes, uma em abril no município de Bady Bassit e outra em Ribeirão Preto.
VIA: www.saopaulo.sp.gov.br

 

O Prefeito Adelcio Aparecido Martins e a Secretária de Saúde Luciana Rodrigues Andery Amorim estiveram presentes no encontro.

Prefeitura Municipal


Fernão