Fernão, Sábado, 06 de Junho de 2020Início / Fale com a Prefeitura

Saúde - Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016

Oficina de Fluência realizada na Unidade de Saúde da Família de Fernão

Fernão foi a primeira prefeitura a aderir e realizar a Oficina de Fluência no Brasil.Esta oficina foi feita devido ao Grupo de Gagueira realizado pelo NASF do munícipio, mediado pela Fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves e contou com a participação da Profª Drª Simone Ap. Lopes-Herrera que acompanhou as atividades como estudo piloto para um projeto de maior amplitude a ser realizado.

Esta Oficina de Fluência foi desenvolvida por Daniela Veronica Zackiewicz e Luciana Andrea Contesini, com o objetivo de abordar a gagueira de forma diferente, para crianças, adolescentes e familiares ter a oportunidade de aprender mais sobre a gagueira, compartilhar seus sentimentos e praticar estratégias para aprimorar a comunicação e a fluência.

Para poder desenvolver esta Oficina em outros locais (como na cidade de Fernão) a Fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde precisou realizar o curso e treinamento em São Paulo e ser reconhecida e cadastrada como profissional capaz de ministrá-la, de maneira que os Fonoaudiólogos cadastrados no Brasil encontra-se em www.oficinadefluencia.com.br . Ressalta-se também que a oficina é vinculada com a Associação Brasileira de Gagueira.

A Oficina foi realizada nos dias 16,17 e 18 de dezembro tendo como objetivo a potencialização da intervenção em gagueira realizada ao longo do ano, de modo que esta foi idealizada para o público-alvo nomeado de Teen1 (público adolescente de 10 à 14 anos).

A programação da oficina foi elaborada para conter a participação também da família no processo interventivo nestes três dias. O grupo Teen I realizou três encontros onde todos discutiram o que sabem sobre a gagueira, compartilharam suas vivências e emoções, realizaram atividades para aprimorar as suas habilidades de comunicação e treinaram as estratégias de modelamento da fluência e modificação da gagueira. Além disso, na oficina, produziram algo único e especial, que pôde ser levado para casa, para a escola ou para o mundo.

Os pais também tiveram um espaço único para que pudessem tirar dúvidas, trocar experiências e colaborar de forma mais ativa para uma transformação pessoal e social dos adolescentes.

A Oficina foi muito eficiente tanto para a família quanto para os pais dos adolescentes, de maneira que ambos deram os seus depoimentos de maneira positiva, entusiasmada, além do mais foi eficaz de modo que a Fonoaudióloga avaliou e aplicou protocolos pré e pós-oficina podendo ser observado que a gagueira e as habilidades sociais dos adolescentes pós-oficina tiveram melhoras significativas. Ao final da Oficina cada adolescente participante recebeu o seu certificado.

voltar para a listagem de notícias...

TELEFONES
  • Fixo: (14) 3273-1004
  • Fixo: (14) 3273-1038
  • Fixo: (14) 3273-1016
  • Fixo: (14) 3273-1039
  • Fixo: (14) 3273-1021
  • Cel: (14) 99625-2127

Secretarias (Telefones Públicos)

Rua José Bonifácio, 106 - Centro.
Fernão - SP - CEP: 17455-000
Fernão

Rua José Bonifácio, 106 - Centro.
Fernão - SP - CEP: 17455-000

King Page - Fábrica de Software