Fernão, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3273-1004 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00h às 16:30h

Esportes e Recreação - Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015

Baroninho visita o município de Fernão

Baroninho analisa potencial dos alunos da escolinha de futebol

Baroninho visita o município de Fernão

O departamento de educação, esporte e cultura de Fernão promoveu no ultimo sábado dia 03 de outubro de 2015, através do coordenador de programas e esporte Paulo Marcelo de Oliveira, uma avaliação para alunos da escolinha de futebol municipal de Fernão e escolinhas da região. Participaram da avaliação 162 crianças com idade entre 13 e 17 anos.O departamento entende a necessidade da realização de um evento que destaque o excelente trabalho dos professores, valorizando o investimento das prefeituras e empresas no futuro de nossos jovens.

A avaliação foi coordenada pelo Prof. Barone, Edílson Guimarães Baroni, o Baroninho, ex-ponta-esquerda do palmeiras,  nos anos 70, morou muitos anos em Bauru (SP). Em 2010 assumiu o comando do VEC (Varginha Esporte Clube, da cidade mineira de Varginha), numa parceria do clube com o Santo André.

Deixou Varginha no final de 2011, quando foi para Jundiaí-sp, onde revelava jogadores. Antes, Baroninho trabalhou no próprio Santo André e no  Paulista, de Jundiaí - SP.

Nascido no dia 18 de janeiro de 1958, o ex-ponta é casado e tem duas filhas (uma delas é Camila, mulher do meio-campista Cristian, destaque do paulista em 2005 e que depois foi para o atlético paranaense, flamengo...).

A melhor fase da carreira de Baroninho aconteceu em 1979, sob o comando do técnico Telê Santana, ele foi um dos principais jogadores do palmeiras no brasileiro daquele ano. Realizou uma excelente partida contra o flamengo, na goleada palmeirense por 4 a 1, em pleno Maracanã.

Pelo verdão, atuou em 193 partidas (85 vitórias, 54 empates e 54 derrotas) e fez 32 gols, como mostra o "almanaque do palmeiras", de Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Em 1982, foi campeão do mundial interclubes na reserva do rubro-negro carioca,  mas não conseguiu se firmar com a camisa 11 do flamengo. Atuou também na equipe do Arapongas, do Paraná.

Como professor, Baroninho passa aos alunos os ensinamentos do mestre Telê Santana. "Eu aprendi muito com o Telê, principalmente a bater na bola", diz o ex-ponta, que costuma dar dicas ao genro Cristian, que foi destaque do paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil, e depois seguiu para o furacão, flamengo... "Os dois ficam na sala.  Pegam a bola e continuam falando de futebol", revela Camila.

Em 1988, já no final da sua carreira, onde começou sua carreira. Baroninho formava o ataque do Norusca ao lado do centroavante Ronaldo Marques, que depois seguiu para o Corinthians.

Esse tipo de avaliação tem por finalidade desenvolver o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens valores objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de uma comunidade ou região, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo nacional.

Foram selecionados 8 crianças, sendo 3 com 13 anos e 5 com 16 anos, esses alunos serão ingressados para serem avaliadas em duas equipes do futebol paulista, Novo Horizontino e Santo André.